O INESQUECÍVEL SPECTREMAN

“Planeta: Terra. Cidade: Tóquio. Como todas as metrópoles, Tóquio se acha hoje em desvantagem na sua luta contra o maior inimigo do homem; a poluição. E apesar dos esforços das autoridades de todo o mundo, pode acontecer um dia que a terra, o ar e as  águas venham a se tornar letais para toda e qualquer forma de vida. Quem poderá intervir?”

 

            Quantas vezes nós já ouvimos essa introdução? Bom, muitas, pois assim começavam as aventuras do herói Spectreman, que lutava arduamente para livrar o nosso planeta da poluição. Sendo primeiramente exibido na década de 70 na TV Tupi e depois reprisado durante os anos 80 na Record e SBT, Spectreman teve muito sucesso por aqui devido às suas histórias interessantes e ao clima estilo Ultraman, deixando uma grande legião de fãs saudosissimos.

            Ainda mais do que no Brasil, a série marcou época no Japão. O principal motivo foi o fato de ter provocado o segundo “kaijyu Boom” (explosão de popularidade entre seriados de monstros e afins), em 71, e de ter superado a audiência do famoso anime de baseball “Kyojin no Hoshi” (exibido na mesma época) durante todo o período em que concorreram.

            A idéia original de Tomio Sagísu, presidente da P-Production(que produziu a série), era criar um programa onde “monstros macacos alienígenas” seriam os vilões e teriam o papel principal. Mas a idéia cresceu e se tornou o filme piloto da série, de apenas 8 minutos, que nunca chegou a ser exibido na TV: Choujin (super-homen) Elementman” produzido em agosto de 1970.

            Nesse piloto, o herói aparecia com um visual vermelho, totalmente diferente do que acabou se tornando o verdadeiro Spectreman, sendo que a boca do ator aparecia sob a máscara. Já o vilão, no lugar do Dr. Gori, encontrava-se apenas Karas (Raa, no original) cuja máscara, segundo Sagisu, ficou excepcionalmente bem feita (?). Fazendo as cenas de ação estava Kouji Uenishi, famoso por ter interpretado o UltraSeven transformado e que também veste as roupas de Spectreman e Karas (detalhe: Kouji conta que ia freqüentemente ao zoológico estudar a movimentação dos gorilas!!). Para ser a versão humana de Elementman, foi escolhido o ator e modelo Jiro Dan, que meses depois atuou como Hideki Goh em O Regresso de Ultraman. A idéia da P-Production foi aceita pela TV Fuji. A emissora apenas exigiu que certas coisas fossem alteradas, como a máscara, que deveria cobrir toda a cara do ator.

            Com isso, dia 2 de Janeiro de 1971, a série estreava com o título “Uchu Enjin Gori” (Gori, o Homem-Macaco Espacial) que a partir do episódio 21, devido a muitos protestos feitos pelos telespectadores, foi alterado para “Uchu Enjin Gori Versus Spectroman” e finalmente, do capítulo 40 em diante, somente “Spectroman” (Spectreman é o título internacional do programa).

            Segundo o próprio produtor, Houve uma terrível falta de tempo na produção dos episódios iniciais (causada pelas mudanças imprevistas que a TV Fuji havia exigido), queos levou a aproveitar as fantasias do monstro Midron(episódio 3) do filme piloto Elementman e de Zeron (no episódio 4) de um ou outro piloto da produtora, Jaguarman(1967). Algumas cenas em que os monstros aparecem também são aproveitadas destes pilotos, principalmente do primeiro. Depois de chegar ao fim com 63 capitulos e muito sucesso, Spectreman abriu caminho para uma nova produção da P-Production: Kaiketsu Lion Man.

 

A HISTÓRIA

 

            O brilhante gênio da ciência Gori, após falhar na tentativa de aplicar um golpe de estado, foge de seu planeta de origem e chega à Terra juntamente ao seu braço direito Karas.

            O objetivo do macaco loiro é, utilizando a poluição, criar pavorosos monstros e dominar o mundo. Entretanto, a Federação espacial do planeta Nebula 71, construída para proteger planetas subdesenvolvidos da destruição prematura, envia o ciborgue Spectreman.

            Ele assume a identidade de Kenji(no original, Jyouji Gamou) para disfarçar-se e, agora, precisa lutar para salvar a Terra dos terríveis inimigos!!

 

Elenco

Joji Gamou (Kenji): Tetsuo Narikawa

Chefe Kurata: Toru Ohira

Nobuyoshi Kaga: Takamitsu Watanabe

Takashi Ota: Kazuo Arai

Toshio Arito: Koji Ozaki

Rie Endo: Machiko Konishi

Mineko Tachibana: Yoko Shin

Midori Sawa: Rumi Goto

Hiromi Yanigida: Taeko Sakurai

Dr. Gori: Takanobu Toya

Spectreman/Raa: Koji Uenishi

 

Staff

Produção: P-Production

Criação: Ushio Souji(pseudônimo para Tomio Sagisu)

Música: Miyauchi Kunio e Naohiko Terashima.

Efeitos especiais: Tetsu Matoba, Takeo Sakai, Nobuo Yajima e Koichi Ishiguro.

Roteiro: Susumu Taka-Ku, Haruya Yamazaki e Masaki Tsuji

Direção: Keinosuke Tsuchiya, Ishiguro Koichi e Hiromi Higuchi.

 

matéria escrita por.: Ricardo Cruz

Digitação e Scan.: Sebun

Fotos.: Ultima foto da Comix milênio e o restante do acervo pessoal de Sebun

Acervo de.: Lady Ellen (tokucomics)

 

Revista.: Comix Milênio Live Action publicada no ano de 2000.